A Cáritas e as Pastorais Sociais da Arquidiocese de Manaus realizam dia 07 de setembro, o Grito dos Excluídos e da Excluídas, com uma caminhada no Centro de Manaus até a Praça Ismael Benigno, São Raimundo. Visando mobilizar a sociedade para refletir a realidade da saúde, moradia, juventude, indígenas e saneamento básico da cidade de Manaus.
Com o lema “Este sistema é insuportável: Exclui, degrada, mata!” e tema “Vida em primeiro lugar”, o Grito seguirá denunciando as várias formas de desigualdades do país e apontando qual o real papel do Estado diante de tanta exclusão. A escolha do lema deste ano teve inspiração nas várias referências do Papa Francisco, durante o Encontro Mundial com os Movimentos Populares, que ocorreu na Bolívia, onde o Papa falou da urgência em romper o silêncio e lutar por mudanças reais dentro do sistema capitalista, que não compreende o sentido do “cuidar da Casa Comum”. O Papa Francisco pede o engajamento dos católicos, em especial os leigos e as leigas, na defesa da vida e na política, pois “a política é a forma mais sublime de exercer a caridade” (Papa Paulo VI).
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular, um espaço aberto a todas as pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.
Data:
07 de setembro de 2016
· CONCENTRAÇÃO
Local: Em frente ao Hospital Santa Casa
de Misericórdia (Rua 10 de Julho – Centro)
· CAMINHADA
Percurso: Rua 10 de Julho, Rua Alexandre Amorim, Rua Dr. Aprígio, Ponte Sen. Fábio Lucena e encerrando na Praça Ismael Benigno (ao lado do SPA do São Raimundo) com uma celebração, às 18h.